Ir direto para menu de acessibilidade.

Editais de Iniciação Científica Fapemig - PIBIC e BIC Jr.

Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 07h37 | Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 07h41 | Acessos: 27

Os estudantes do IFSULDEMINAS poderão se inscrever, a partir do dia 07 de novembro, para os Programas de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica da FAPEMIG: PIBIC e BIC Jr. Os editais que regulamentam a seleção já estão disponíveis, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI).

Os Programas PIBIC e BIC Jr. têm como principal objetivo contribuir para a iniciação de estudantes em atividades de pesquisa, por meio da concessão de bolsas. O PIBIC é destinado a estudantes do ensino superior (exceto cursos de complementação pedagógica) e o BIC Jr. a alunos do Ensino Profissional de nível médio. As bolsas são concedidas pela FAPEMIG em cotas anuais, com duração entre março de 2019 e fevereiro de 2020. O PIBIC conta com bolsas mensais no valor de R$ 400, já o BIC Jr. concede bolsas no valor de R$ 150,00 mensais.

Acesse abaixo os Editais e Anexos:

Edital 146/2018 - PIBIC - Bolsas Institucionais de Iniciação Científica - Fapemig

Edital 147/2018 - Bolsas Institucionais de Iniciação Científica Júnior - BIC JR - Fapemig

Período de Inscrições: de 07/11 a 17/12/2018

Proponentes/Orientadores

Os proponentes/orientadores devem ser servidores do IFSULDEMINAS, com titulação mínima de Mestre, possuir Currículo Lattes atualizado até a data de encerramento do edital, estar cadastrado no sistema Everest da FAPEMIG, dentre outros requisitos descritos nos editais.

Alunos/bolsistas

Podem participar dos programas: os alunos que estiverem regularmente matriculados no IFSULDEMINAS, que possuírem Currículo Lattes atualizado até a data de encerramento do edital; encontrarem-se cadastrados no sistema Everest da Fapemig; ter destacado desempenho escolar, entre outros requisitos especificados nos editais.

Inscrições

As inscrições terão início no dia 07 de novembro, seguirão até o dia 17 de dezembro de 2018 e serão realizadas apenas via GPPEX, no endereço: http://gppex.ifsuldeminas.edu.br/index.php/login. Para efetivar a inscrição, é necessário cadastrar o projeto e submetê-lo a ao edital.

Documentação

Os documentos deverão ser anexados ao GPPEX em uma pasta compactada (.zip ou .rar) nos formatos indicados abaixo:

- Projeto com Plano de trabalho do(s) bolsista(s) em formato (.doc, .pdf ou .odt). Os projetos que não atenderem ao item 4.d serão automaticamente desclassificados;

- Termo de viabilidade técnica (Anexo I);

- Cópia do histórico escolar do aluno emitido pelo IFSULDEMINAS com carimbo da secretaria (.pdf);

- Cópia legível dos documentos do aluno (CPF e RG) em formato .pdf;

- Comprovante do cadastro no Sistema EVEREST do bolsista e do orientador (.pdf);

- Comprovante de submissão ou documento de aprovação dos Comitês de Ética correspondente, se necessários;

- Comprovante do cadastro/atualização do CVLattes do bolsista e do orientador (.pdf, somente a primeira página);

- Em caso de renovação da bolsa e/ou projeto, apresentar o relatório final do ano anterior e justificativa de prorrogação do projeto (.doc, .pdf ou .odt). A renovação concorre em iguais condições com as novas solicitações.

Período de inscrição 07 de novembro a 17 de dezembro de 2018
Homologação das inscrições 15 de janeiro de 2019
Resultado parcial da seleção 12 de fevereiro de 2019
Pedidos de reconsideração 12 e 13 de fevereiro de 2019, somente através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..br .
Resultado de pedidos de reconsideração 14 de fevereiro de 2019
Entrega dos documentos até o dia 26 de fevereiro de 2019, na PPPI
Vigência das bolsas março/2019 a fevereiro/2020
registrado em:
Assunto(s): Fapemig , Bolsa.