Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais fechados > Editais 58/2018 e 60/2018 - Bolsas PIBIC e PIBIC EM CNPq
Início do conteúdo da página

Editais 58/2018 e 60/2018 - Bolsas PIBIC e PIBIC EM CNPq

Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 08h02 | Última atualização em Quinta, 30 de Agosto de 2018, 10h21

IFSULDEMINAS incentiva estudantes na iniciação científica

Editais do PIBIC abrem inscrições no dia 16 de abril

Edital 58/2018 - PIBIC/CNPq e PIBIC- Af/CNPq (Bolsas Institucionais de Iniciação Científica nas ações afirmativas)

Edital 60/2018  - PIBIC - EM - Bolsas Institucionais de Iniciação Científica do ensino médio

Anexos dos editais 58 e 60

Estudantes do Ensino Médio e Superior do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) poderão participar do Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Os editais do PIBIC foram divulgados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e têm por objetivo contribuir para a iniciação de estudantes em atividades de pesquisa, por meio de concessão de bolsas. São três modalidades: PIBIC para estudantes de cursos superiores; PIBIC – Af para alunos beneficiários de ações afirmativas e o PIBIC-EM voltado para aqueles que estão no Ensino Médio/Profissional.

Submissão de propostas

Os interessados poderão submeter propostas, via internet, pelo GPPEX, até o dia 22 de maio. Serão aceitas apenas inscrições de projetos que forem cadastrados e submetidos ao Edital, por meio do sistema.

Documentos

Os documentos exigidos deverão ser anexados ao GPPEX em uma pasta compactada (.zip ou .rar) nos formatos indicados

– Projeto com Plano de Trabalho do(s) bolsista(s) (Anexo II - Modelo de projeto de pesquisa) (.doc, .pdf ou .odt). Os projetos que não atenderem ao item 4 serão automaticamente desclassificados. 

– Termo de viabilidade técnica. (Anexo I)

- Cópia legível do histórico escolar do aluno emitido pelo IFSULDEMINAS com carimbo e assinatura da secretaria (.pdf) e último CORA (Coeficiente de Rendimento do Aluno).

- Cópia legível dos documentos do aluno (RG e CPF) em formato (.pdf).

– Comprovante do cadastro do Lattes do bolsista e do orientador (.pdf, somente a primeira página do Currículo Lattes).

– Termo de Compromisso.

- Comprovante de submissão ao Comitê de Ética correspondente, se necessário.

- Em caso de renovação da bolsa e/ou projeto, apresentar o relatório final do ano anterior e justificativa de prorrogação do projeto (.doc, .pdf ou .odt). A renovação concorre em iguais condições com as novas solicitações.

Para os alunos do PIBIC-EM é necessário ainda, autorização dos pais para o aluno ser bolsista (idade inferior a 18 anos), devidamente assinada.

Bolsas

Para os alunos do PIBIC e PIBIC-Af serão concedidas bolsas no valor de R$ 400 mensais. Já para os estudantes do PIBIC – EM, as bolsas serão no valor de R$ 100. O período de duração do Programa será de 12 meses, entre agosto de 2018 a julho de 2019. Os valores serão pagos mensalmente para os bolsistas apenas em conta-corrente do Banco do Brasil.

Processo de seleção

A Comissão Institucional PIBIC nomeará um Comitê Avaliador (interno ou externo) de professores para avaliação dos projetos, sendo cada projeto avaliado duplamente, conforme os critérios estabelecidos pela CAPEPI (Anexo IV) e para o PIBIC – Em conforme critérios estabelecidos no Edital (Anexo III).

Resultados

O resultado será divulgado no dia 13 de julho, no site do IFSULDEMINAS. Os pedidos de reconsideração poderão ser encaminhados para o e-mail:pibic@ifsuldeminas, até o dia 16 de julho Já o resultado dos pedidos serão divulgados no dia 18 de julho. A vigência da bolsa será no período de agosto de 2018 a julho de 2019.

Cronograma

Período de inscrição 16/04/2018 a 22/05/2018
Resultado preliminar da seleção 13/07/2018
Pedidos de reconsideração 16/07/2018
(pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).
Resultado de pedidos de reconsideração 18/07/2018
Resultado final da seleção 19/07/2018


Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
28/03/2018

Fim do conteúdo da página